Kit de mídia da Unesco

Traduzi um trecho inicial  do kit de educação às mídias da Unesco. Ele está disponível no site da UNESCO em inglês e francês.  O endereço da versão em inglês é http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001492/149278e.pdf.

Mídia Educação[1]

Um kit para professores, alunos, pais e profissionais

O kit é, em parte, um produto do “Projeto Mentor”, co-financiado pela UNESCO e pela Comissão Européia e apoiado pelo CLEMI, CEDEFOP e Mizar Multimídia. Idealizado por Lluis Artigas de Quadra (UNESCO), o programa reuniu acadêmicos e profissionais de mídia educação da bacia do Mediterrâneo e discutiu a formação básica dos professores, de um currículo em módulos e estratégias nacionais e internacionais para o desenvolvimento da mídia educação. O projeto MENTOR tornou-se agora uma associação profissional para o desenvolvimento de meios da educação em todo o mundo. O Conselho Europeu permite a reprodução da versão integral do Manual sobre Letramento em Informação no kit.

Editora Divina Frau-Meigs

Gerente de Projeto: Hara Prasad Padhy

© UNESCO – 2006

A UNESCO é sensível à idéia de criar e sustentar espaços de diálogo. Em uma era em que formas de comunicação mediada tornaram-se o principal meio de informação e de acesso ao conhecimento, o que é, talvez, necessário é estender formas de comunicação e de diálogo que ultrapassem as fronteiras multi-culturais. Com este objetivo, durante os últimos anos, a UNESCO tem estado envolvida na promoção da liberdade de expressão e de acesso universal à informação e ao conhecimento. Ela reconhece o papel importante que a mídia educação desempenha na preparação de jovens que irá facilitar o livre intercâmbio de informações e de conhecimento por meio da participação e apreciação dos diversos usos da mídia. O acesso livre e igualitário à informação e ao conhecimento é um componente essencial para capacitar as pessoas e assegurar a sua participação na sociedade do conhecimento. Isso é possível através de um ensino sistemático da mídia educação, como parte do currículo nas escolas.

Este kit de treinamento fornece uma visão abrangente e complexa de mídia educação, englobando todos os meios de comunicação, tanto os tradicionais, como as novas mídias. Ele procura novas formas por meio das quais as pessoas possam melhorar sua participação na vida política e cultural da comunidade em geral, utilizando-se dos meios de comunicação.

Visa promover, particularmente, o acesso dos jovens à mídia e, ao mesmo tempo, aumentar a apreciação crítica das suas atividades. Tem uma perspectiva de desenvolvimento sustentável e aborda alguns dos desafios das sociedades do conhecimento, especialmente a exclusão ao conhecimento digital. Valoriza o compartilhamento de recursos, esclarece a respeito das estratégias e ferramentas disponíveis e divulga boas práticas. A longo prazo, tenta promover uma dinâmica digital: tornar a mídia educação acessível a todos e ajudar a formar a massa crítica necessária para um diálogo construtivo com intercâmbio cultural entre fronteiras culturais.

Abdul Waheed Khan

Diretor Assistente- Geral de Comunicação e Informação

A mídia desempenha um papel importante na socialização dos jovens, um fenômeno

que vem crescendo. Uma grande parte do capital cultural do planeta é transmitida para eles por muitos tipos de veículos com os quais estão familiarizados. Isto implica uma mudança de atitude por parte das várias pessoas que acompanham o desenvolvimento das crianças e adolescentes.  Essa mudança deve trazer a possibilidade de tais pessoas se conscientizarem e se utilizarem desse fenômeno pela auto-educação. Isto é o que é sugerido pelos organizadores do kit, cuja finalidade é lidar, ao mesmo tempo, com as formas para educar os outros, e a si mesmo, para a mídia, como parte de treinamento para toda a vida. Isso sugere a possibilidade de uma dupla abordagem ao usuário, às vezes como aprendiz e outras como um professor.

Um dos módulos do kit propõe um protótipo de currículo para a mídia educação, visando à qualificação básica de professores do ensino médio. Ao longo de todo kit, são consideradas as competências necessárias para decifrar os diferentes tipos de mensagens, bem como os diversos suportes necessários ao exercício da cidadania e da sustentabilidade, além da escola e da família.

Os conteúdos devem ser aplicados a vários veículos, e não exclusivamente à mídia dominante, como a televisão (a preferida por alimentar o ambiente cultural dos jovens), ou pela internet (uma vez que permite o aparecimento de novas práticas), mas também pelas mídias menores, que podem ser utilizadas com baixo custo nas escolas, como a fotografia, o rádio ou o vídeo.  O processo pedagógico utilizado em todo o kit baseia-se no questionamento: a principal finalidade é levar os jovens e adultos a interrogarem-se. As respostas deverão ser elaboradas em grupo e individualmente. Aquelas que são oferecidas no kit objetivam introduzir o debate e o diálogo, ao invés de encerrá-los definitivamente. Não existe um material pedagógico específico, supõe-se que ele deve ser adaptado localmente, em todos os módulos. Alguns exemplos são mencionados, mas a maioria das referências fornecidas se refere a sítios da Internet, ou a publicações da UNESCO e de outras instituições, e que na maior parte das vezes são isentas de direitos autorais. O mais importante é estabelecer ligações entre o manual, os módulos e as redes sugeridas. Numa perspectiva desenvolvimentista, eles podem se tornar transmissíveis, modificáveis, adaptáveis para atender a atual necessidade das sociedades de conhecimentos compartilhados.

Objetivos do kit

Proporcionar uma visão do currículo escolar que integre a mídia à educação em todas as suas dimensões: na iniciação à linguagem audiovisual, na análise de conteúdo, na compreensão da dinâmica econômica da produção nos meios de comunicação social, na apropriação dos direitos dos cidadãos e de proteção dos jovens e na consciência sobre regulação e auto-regulação.

  • Ajudar na formação do professor pela difusão e utilização dos módulos de formação inicial e dos programas de educação continuada, no currículo dos professores de todos os níveis. O kit oferece possíveis extensões fora da escola, por iniciativas pluri-disciplinares para sensibilizar os jovens e os pais quanto à mídia educação por meio da ação;
  • Sensibilizar todos os atores sociais, incluindo os formadores de opinião e as empresas de radiodifusão, para o fato de que a mídia educação é um elemento fundamental de uma pedagogia para a democracia, que irá permitir às escolas renovarem sua missão de formar cidadãos pela alfabetização básica, incluindo informar e comunicar acerca de si próprios;
  • Desenvolver, nas pessoas, as competências básicas para a comunicação e uma competência para a autonomia crítica, que lhes permita diferenciar entre os interesses autênticos e legítimos dos meios de comunicação e os seus próprios interesses;
  • Construir uma nova cidadania, democrática, ativa e participativa, fomentada pela comunicação e baseada no indivíduo e na responsabilidade coletiva, bem como na solidariedade e na cooperação;
  • Apoiar o pluralismo, a diversidade cultural e a partilha de conhecimentos numa perspectiva comum de desenvolvimento sustentável.

Os conteúdos do kit podem ser conhecidos analisando-se o sumário, apresentado na seqüência. Aqui trataremos apenas de alguns aspectos introdutórios e do manual para professores.

Sumário

I.      Prefácio

  1. II.      Introdução
  2. III.      Proposta de Currículo em Módulos
  3. IV.      Manual para Professores
  4. V.      Manual para Alunos
  5. VI.      Manual para Pais
  6. VII.      Manual de Relações com a Ética Profissional
  7. VIII.      Manual de letramento em Internet
  8. IX.      FAQ: Questões Freqüentes
  9. X.      Glossário de Termos selecionados para Mídia Educação
  10. XI.      Guias, Recursos e Boas Práticas
  11. XII.      Colaboradores

III. Proposta para um currículo em módulos

Objetivos gerais

Propor um programa unificado para mídia educação, em módulos, a serem utilizados pelos países participantes nas diversas regiões do mundo;

  • Levar em consideração diferenças culturais e sociais, uma vez que os professores, nos diferentes países, não constituem um corpo homogêneo. O seu nível de consciência quanto à importância da mídia educação varia de país para país. O seu relacionamento e a forma como utilizam os meios de comunicação no contexto educacional pode variar drasticamente. Além disso, as suas disciplinas e os seus currículos podem, ou não, serem abertos aos textos midiáticos;
  • Aumentar a sensibilização sobre a necessidade de um currículo unificado para a formação de professores, que possa ser utilizado em diferentes países, com diferentes graus de incorporação.

Principal público-alvo: Professores do ensino médio.

Níveis do Currículo

A proposta de currículo pode ser tratada em dois níveis:

– Um primeiro nível geral e que aborda o conhecimento básico e os métodos relacionados com a mídia educação;

– Um nível avançado, que incorpora a mídia educação e o processo educacional relacionando a mídia educação a unidades de disciplinas, como as línguas, ciências sociais, artes criativas.

IV – Manual para professores

O manual pretende elucidar a noção de mídia educação, oferecendo informação sobre a sua evolução histórica e a definição de mídia educação baseada em quatro conceitos fundamentais: produção, linguagens, representações, público – que se referem à proposta de um currículo em módulos. Também considera práticas e abordagens pedagógicas de ensino para o ensino aprendizagem da mídia. Ele não especifica um determinado “cânone” de textos prescritos ou de um dado corpo de conhecimento. Ao contrário, visa incentivar o pensamento crítico e criativo do estudante em resposta a sua curiosidade.

Atuação das mídias

As mídias não oferecem uma janela transparente para o mundo. Elas disponibilizam um canal, através do qual, as representações e imagens do mundo podem ser apreendidas indiretamente. As mídias interferem: elas nos fornecem versões seletivas do mundo, em vez de um acesso direto ao mundo.

O que é mídia educação

A mídia educação está preocupada com ensinar e aprender sobre os meios de comunicação, o que não deve ser confundido com ensino através dos meios de comunicação, por exemplo, o uso de televisão ou computadores como um meio de ensinar ciência, ou história. Evidentemente, estes meios educacionais também podem fornecer versões ou representações do mundo. Mas, mídia educação não é a utilização instrumental dos meios de comunicação como ferramentas pedagógicas: não deve ser confundida com mídia educativa ou tecnologia educacional.

Mídia e cultura

De forma mais ampla, é impossível negar a importância econômica, social e cultural dos meios de comunicação no mundo moderno. O conglomerado midiático é composto por grandes indústrias, gerando lucro e emprego, que nos fornecem a maior parte das nossas informações sobre o processo político; elas nos oferecem idéias, imagens e representações (tanto factuais como ficcionais), que inevitavelmente moldam a nossa visão da realidade. As mídias são, sem dúvida, o principal meio de expressão cultural contemporânea e de comunicação: tornar-se um participante ativo na sociedade implica, necessariamente, usar os modernos meios de comunicação. A este respeito, o argumento para a mídia educação configura-se por demais evidente. É essencialmente um argumento para fazer a educação mais relevante para a vida das crianças fora do mundo escolar, e no resto da sociedade. Para muitas crianças, o fosso existente entre o mundo da escola e o mundo da vida quotidiana é assustadoramente grande. As mídias são um fato da vida. Pouco importa se acreditamos que os meios de comunicação desempenham um papel negativo ou positivo na vida da criança, nós não a ajudaremos ao fingir que eles não existem.

[1]Disponível em <http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php-URL_ID=23714&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html&gt; acessado: 02, nov., 2007.

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